Gostar, torcer e comentar sobre o futebol nosso de cada dia, não tem nada a ver com fanatismo ideológico nem é chato e nem tão pouco nauseante, como alguém poderia contrapor.
A paixão pelo futebol, nada mais nada menos é do que um gosto. E como gosto, não se discute, não podemos desconversar.
E dentro deste contexto esportivo, gostaríamos de tentar passar a diante alguns aspectos e pontos de vista e esclarecer principalmente para aquelas pessoas que amam o futebol, mas que por alguma razão ainda desconhece suas particularidades e, dizer que futebol é uma modalidade de esporte disputado por dois times, com uma bola de couro, num campo com um ( l ) gol em cada uma das extremidades, cujo objetivo principal é fazer entrar a bola dentro do gol. Defendido de unhas e dentes pelo adversário, num campo retangular com o comprimento máximo de
A PARTIR DO ZERO A ZERO
Todo mundo sabe que uma partida de futebol sempre começa no Zero a zero Isto é obvio. E todos os times devem obedecer às mesmas regras. É uma situação de igualdade. E depois, todos dependem de todos. É por isto que o futebol é uma escola. Porque a jogar mesmo não se aprende na escola. Podem se aprender regras, táticas, esquema de jogo. Mas ginga, criatividade e dribles, são coisas que ninguém ensina. Treinam-se e desenvolve jogando.
Revendo a história dos grandes times do futebol brasileiro, é que a gente percebe como um grupo de garotos descobre outros valores na vida. Vejam bem, de jogo em jogo, de lance em lance, de gol em gol, todos vivenciam a amizade, a solidariedade e o respeito buscando a profissionalização.
O FUTEBOL É UM POEMA .
Às vezes, metricamente perfeito. Outras tantas, propositadamente inexato. Mas nunca prosa, nem quando zero a zero. Jogar bola é declamar com os pés. Verso que acaba em gol, rima obrigatória dos craques. E, se é Dia do rima e da Poesia, a graça do futebol contagia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário