segunda-feira, 30 de outubro de 2017

No Compasso da Bola


"BATENDO  BOLA " 
A bola é certamente o maior símbolo do futebol, sendo largamente reconhecida como ícone do esporte. No Brasil, a bola é o brinquedo que todo garoto ganha, antes mesmo de dar os primeiros passos. O maior fabricante de brinquedos do país produz mais de 1 milhão de bolas não oficiais por ano. Contudo essa influência não ocorre apenas no Brasil, sendo uma manifestação recorrente no mundoAs bolas passaram por uma mudança dramática ao longo do tempo. Nas antigas civilizações, as bolas eram feitas normalmente de um invólucro exterior de couro cheia de aparas de cortiça e, além de não serem muito adequadas para chutar, permanecendo assim até o século XIX, momento onde as bolas foram aprimoradas tornando-se mais parecidas com as bolas de futebol de hoje.

Expressões populares
Todos nós sabemos que o futebol é a grande paixão dos brasileiro; e 2018 é ano de Copa do Mundo, um momento esperado por muitos , pois o Brasil pode se tornar HEXA-CAMPEÃO . 
Então que tal conhecer um pouco mais sobre a bola de futebol? Afinal ela é o objeto referência do jogo. 
Diversas expressões populares usadas no Brasil estão relacionadas ao futebol e, significativa parte dessas usa a expressão bola como, por exemplo, em “Bater bola” (Jogar futebol)  Estar com a bola toda (ou cheia)” (ter prestígio), ser “bom de bola” (jogar bem futebol), “dar bola” (dar confiança a alguém), “chutar uma questão” (quando é marcada aleatoriamente uma opção em uma prova) entre outras.
A bola de futebol,  é um artefato  semivivo, de reações próprias que demanda malicia e atenção pois, é ela quem da aos pés do jogador de futebol  astúcias de mãos.



,




domingo, 29 de outubro de 2017

O Futebol Arte. Uma Paixão Nacional


UMA PAIXÃO NACIONAL PORQUE
O futebol tornou-se tão popular graças a seu jeito simples de jogar. Basta uma bola, equipes de jogadores e as traves, para que, em qualquer espaço, crianças e adultos possam se divertir com o futebol. Na rua, na escola, no clube, no campinho do bairro ou até mesmo no quintal de casa, desde cedo jovens de vários cantos do mundo começam a praticar o futebol.

ESTÁDIO DO MARACANà
A inauguração do Maracanã aconteceu no dia 16 de junho de 1950. O jogo foi entre as seleções carioca e paulista.
São Paulo venceu por 3 a 1, mas o primeiro gol da história do Estádio foi marcado pelo carioca Didi, que jogava no Fluminense e na Seleção Brasileira. Todavia, na noite anterior à partida oficial, houve uma pelada entre os engenheiros e os operários que trabalharam na construção do estádio. 

UMA HISTÓRIA QUE MARCOU ÉPOCAS 
O primeiro jogo do Brasil no Maracanã em 1950 contra o México quando foi inaugurado, o Maracanã era o maior estádio do mundo e comportava quase 200 mil pessoas.“O jogo mais marcante da história do estádio, até então, aconteceu na final da Copa de 1950, diante do Uruguai, com o Brasil sendo derrotado por 2 a 1, diante de 199.854 torcedores (considerado o maior público da história do Estádio).   
Mais tarde, essa derrota acabou sendo batizada como “Maracanazzo”. Outro jogo histórico no Maracanã foi entre Vasco e Santos, em 19 de novembro de 1969, vencida pelos paulistas por 2 a 1, quando Pelé marcou o milésimo gol, numa cobrança de pênalti”. 








A Copa do Mundo


A COPA DO MUNDO
A copa é o maior espetáculo da Terra. Toda decisão de copa do mundo, é realmente visto como um espetáculo de tirar o folego.
Durante as copas, também o país fica completamente transtornado. É gente enfeitando rua, são grupos que assistem aos jogos juntos, é professor que não consegue dar aula , porque os alunos ficam agitados, toda gente ligada nas partidas. Essa festa toda ocorre também na Itália na Holanda nos países socialistas e agora até nos Estados Unidos. A copa é  maior espetáculo da Terra.
.Veja bem,  70% dos brasileiros gostam de  futebol. O futebol de ontem, que era visto apenas como uma paixão popular, aos poucos vem se consolidando como um agente de inclusão social.
Durante as copas, tambeém, o país fica completamente trastornado. é gente enfeitando  rua, são grupos que assistem aos jogas juntos, é professor que não consegue dar aula, porque os alunos ficam agitados, toda gente ligada nas partidas.

PROTAGONISTAS DO FUTEBOL BRASILEIRO
Segue abaixo uma lista com o nome de todos os técnicos desde a Copa do Mundo de 1930 no Uruguai até a Copa do Brasil em 2014. 
Lembrando  que foi nos gramados da Suéçia que teve inicio o reinado de Pelé. 

SENÃO VEJAMOS; 


1958 - Vicente Feola. Técnico campeão mundial pela Seleção Brasileira de Futebol na Suécia.
 








1962 - Aimoré Moreira. Técnico Bicampeão mundial pela Seleção Brasileira de Futebol no Chile.










1970-Joao Saldanha. Técnico Tricampeão mundial pela Seleção Brasileira de Futebol  no  México. 











1994 - Carlos Alberto Parreira. Técnico Tetracampeão mundial pela Seleção Brasileira de Futebol   nos  E.U.
 






2014 - Luiz Felipe Scolari. Técnico Pentacampeão mundial pela Seleção Brasileira de Futebol no Japão. 


CAFÚ, O ETERNO!
Embora Pelé seja sinônimo de futebol no Brasil, o jogador com mais partidas vestindo a camisa da Seleção Canarinho foi Cafu. No total, o jogador disputou 20 partidas de Copa do Mundo e foi um dos destaques do pentacampeonato em 2002. Ele participou de 4 Copas: 1994, 1998, 2002 e 2006. Em suas duas últimas participações, o jogador atuou como capitão.

sábado, 28 de outubro de 2017

Jõao Havelange; Reroi ou Vilão?



Sem querer tapar o Sol com a peneira, temos que falar que o futebol é também passivo de corrupção; a qual chegou ser explorada pelo alto escalão da FIFA sob o comando de seu presidente João Havelange (o lendário que morreu aos 100 anos de idade no Rio de Janeiro).
Entretanto admira-se. Deu a louca em João Havelange que, deu azas a imaginação traindo suas próprias convicções de ordens financeiras. 
João Havelange que, embora sendo um grande  empreendedor do futebol, ele acabou sendo indiciado juntamente com outros cartolas da FIFA, e ambos acabaram mergulhando no mar da corrupção, por eles instalada no futebol.

A EVOLUÇÃO DO FUTEBOL 
Tem muita gente grande no mundo do futebol que estão querendo modificar as regras do jogo para melhorar a qualidade, eficiência e a fama desse esporte. 
Tem gente boa a favor e tem gente boa contra. Modificar o futebol é certamente uma polêmica. 
Eles estão pensando em mudar quase todos os princípios e regras do futebol. A começar pela bola que deixaria de ser redonda para se tornar quadrada. Cada coisa!  Mas, por enquanto tudo é pré.  Amigo internauta  você que gosta de futebol: o que você acha da ideia? Concordando ou não, deixe seu comentário. 

100 Anos de Glória no Futebol Brasileiro

OS 100 ANOS DE GLÓRIA DO NOSSO FUTEBOL
Há motivo sobejo para comemorar. Em pouco mais de um século de existência em nosso país, o futebol tem mostrado sua pujança e grandeza. Ele que vem deixando suas “Logo-marcas” Aliás, a marca das multidões, do relacionamento, da empolgação, da diplomacia, da integração, da sustentabilidade profissional, do entretenimento e, sobretudo a marca da inclusão social. 
É verdade que o futebol é passivo de algumas infecções que a rigor precisam ser minimizadas e oxigenadas. Exemplificando: Racismo, violência, represálias, fanatismos, fraudes no apito, bajulações, vaias, injustiças etc.   
Em 1994 comemoramos cem anos de Futebol no Brasil. Durante o primeiro céculo do nosso futebol, o Brasil foi o único país que participou de todas as copas do Mundo, e tambem foi o primeiro país a ser tricampeão de futebol do mundo em 1970 no México. Já fomos disparados os melhores do mundo. Somos Pentacampeão mundial de Futebol. Hoje estamos por baixo. Na Copa do Mundo de 2018 na Rússia, precisamos dar a volta por cima.  Eu acredito nisso!
13/11/2017---O DESESPERO DO FUTEBOL ITALIANO



Desde 1958, a seleção da Itália não ficava de fora da disputa de uma Copa do Mundo. Nesta segunda-feira 13/11/2017, a Azzurra só empatou com a Suécia pelo placar de 0 a 0 e, por ter perdido pelo marcador mínimo na partida de ida das repescagens europeias para o Mundial da Rússia, se viu sem vaga para o principal torneio de futebol do mundo depois de 60 anos.

A Gênesis do Futebol Brasileiro


“A GÊNESIS DO FUTEBOL”.
A palavra futebol vem do inglês: fot+ball, isto é, pé “na bola”,  Mas não é só a palavra que vem do inglês. O próprio esporte, tal e qual o conhecimento hoje, se aperfeiçoou na Inglaterra, no século passado.

“DO CRIADOR PARA A CRIATURA”.
O futebol veio para o Brasil em 1894 (e veio pra ficar), trazido por Charles Miller filho de inglês. O qual foi um esportista brasileiro, considerado o pai do futebol no Brasil. O futebol começou no Brasil, como esporte de rico. Pobres, ou negros , não jogavam. Era proibido. 

DETALHE:
A Seleção Brasileira de Futebol, sempre obteve larga vantagem nos confrontos disputados entre o criador do futebol: (Inglaterra); com a criatura o (Brasil). 

Simplesmente "Peladas".





PELADAS; O VERDADEIRO MITO DO FUTEBOL.
Qual é o garoto que não gosta de assistir a um jogo de futebol ao vivo, ou senão bater uma bolinha? E quem não conhece as regras do jogo? O futebol não deixa de ser uma das mais belas distrações da cultura brasileira.




O FUTEBOL DE BOTÃO
Com o futebol é assim: quando não se joga em campo, joga-se nas mesas de botão. Tem futebol até em videogame. Em síntese, futebol é cultura, é bola pra frente. Aliás, no futebol o que vale mesmo é bola na rede.

Varzea; o Berço do Futebol Brasileiro


VARZEA; O BERÇO DO FUTEBOL BRASILEIRO
 Os historiadores do futebol brasileiro, dão conta que  o  dia 22 de março de 1900
entrava  para a história do nosso futebol de varzea. 
Indubitavelmente a varzea foi o berço do futebol brasileiro. Veja nesta imagem acima o perfil do nosso futebol; algo sem tecnica, sem conjunto, sem dinheiro e sem tática; mas,  era o bastante  para o povão aplaudir de pé  a cada lance dos jogos que aconteciam em cada comunidade. 
Visualizando a imagem acima, não me custa crer:  “Com ou sem camisa, vejo nesta imagem real,  o maior clássico do futebol mundial”.

PAPO DE VARZEA 
Para quem não viveu o futebol de várzea, essa frase pode parecer absurda. Mas uma final de campeonato envolve o orgulho da comunidade.
É sabido que o futebol, no Brasil, surgiu com o futebol de várzea, quando os campos ainda não eram regulamentados nem tinham algumas regras, como escanteio ou tiro de meta. Jogado geralmente em terra batida, eles se localizavam às margens do rio Tietê, por isso se diz campo de várzea. 
Naquele tempo o fator técnica e conjunto, eram algo ignorado pelo futebol de várzea. Veja bem, com exceção do goleiro, todo mundo saia correndo  atrás da bola pelos quatro cantos do campo. Era todo mundo correndo atras da bola e ninguém sabia para onde. Diz a história do futebol de varzea, que havia em campo uma individualidade massiva, era cada um pra si e deus pra ninguém.
A varzea foi a origem de muitos clubes famosos de hoje e, saber disto, é importante para a história e para a essência do futebol atual, saber do passado do futebol brasileiro e assim manter suas peculiaridades.

Hoje, o campo de terra batida está sendo extinto e substituído pelo futebol society e por gramas sintéticas. Nada contra este tipo de equipamento, mas é legal manter um pouco da história, um pouco de tradição.

Rever a História


REVER A HISTÓRIA 
Rever a história é pedir para que a nova geração não repita os erros e infidelidades passadas. Isso mesmo. Erros e infidelidades passadas. 
O que está no passado tem boas razões pra continuar por lá, lembre-se disso. Se é que a Seleção Brasileira errou no futebol em 2014, bom, agora é bola pra frente e tentar não errar mais. 
Às vezes quando somos derrotados, a única coisa que se pensa é: pelo menos tentemos, mas é nessa hora que devemos ser humildes e levantar a cabeça. Aliás, futebol é arte, garra, emoção paixão. Portanto, 2018 será a volta do nosso futebol. Para o futebol o mundo não acaba hoje.
Para o mundial de 2018, na Rússia, a Seleção brasileira comandada por Titi, terá que correr atrás do prejuízo desportivo de 2014, dispondo de novos atletas que surgirão. 
Eu imagino quantos futuros craques ja estarão visualizando este Bloog a partir de agora agora? “Eu imagino que para eles a bola já está rolando”.
Enquanto o ano de 2018, não chega, nada melhor é, do que a gente acreditar que desta vez daremos a volta por cima. 
O ano de 2018 nos aguarda na Rússia a qual estará sediando o vigésimo primeiro mundial da história do futebol. Até lá. Se Deus quiser! 

O Futebol Nosso de Cada Dia


O FUTEBOL NOSSO DE CADA DIA
O futebol acabou se transformando em uma verdadeira escola para a popular brasileira, a começar pelas nossas crianças e os jovens que sonham com a realização humana, dentro dessa atividade profissional tão importante.
Veja bem, o futebol é importante, e se destaca especialmente pela feitura de um elemento chamado gol, que afinal de contas é a grande arte do futebol. 
Repetindo: o gol é impressionante. Ele é o fetiche do futebol.  Aliás, e sempre que surge, ele trás para a torcida (ao mesmo tempo) alegrias e dissabores.      
Lembrando que o gol é a essência;  senão a nata do futebol.

Futebol Artel


FUTEBOL ARTE. UMA PAIXÃO NACIONAL 
São inúmeras as organizações internacionais que hoje estão se destacando no mundo dos esportes. É evidente que o futebol é o coração do desporto digamos assim, e talvez seja por isto que ele sobressai perante das demais modalidades esportivas constituídas. Importa-me na obrigação de falar algo sobre a real importância do esporte num todo; e daquilo que ele representa e do que tem a oferecer ao publico desportivo brasileiro, a saber: são entretenimentos saudáveis para todos os gostos e bolsos, sexo, raça e idade.   
A grandeza do futebol arte, se explica pela sua importância no mundo todo. Basta dizer que a Federação Internacional de Futebol a FIFA, tem mais países associados do que qualquer outra organização mundial, até mesmo a ONU. 

Futebol Paixão

                                                                                                           



Gostar, torcer e comentar sobre o futebol nosso de cada dia, não tem nada a ver com fanatismo ideológico nem é chato e nem tão pouco  nauseante, como alguém poderia  contrapor.
A paixão pelo futebol, nada mais nada menos é do que um gosto. E como gosto, não se discute, não podemos desconversar. 
E dentro deste contexto esportivo, gostaríamos de tentar passar a diante alguns aspectos e pontos de vista e esclarecer principalmente para aquelas pessoas que amam o futebol, mas que por alguma razão ainda desconhece suas particularidades e, dizer que futebol é uma modalidade de esporte disputado por dois times, com uma bola de couro, num campo com um ( l ) gol em cada uma das extremidades, cujo objetivo principal é fazer entrar a bola dentro do gol. Defendido de unhas e dentes pelo adversário, num campo retangular com o comprimento máximo de 110 m, e mínimo de 75 m, com largura máxima de 90 m, e mínima de 45 m. Onde os jogadores (exceto o goleiro), não podem tocar a bola com a mão. Lembrando que futebol se joga dentro das quatro linhas.



  A PARTIR DO ZERO A ZERO



Todo mundo sabe que uma partida de futebol sempre começa no Zero a zero Isto é obvio. E todos os times devem obedecer às mesmas regras. É uma situação de igualdade. E depois, todos dependem de todos. É por isto que o futebol é uma escola. Porque a jogar mesmo não se aprende na escola. Podem se aprender regras, táticas, esquema de jogo. Mas ginga, criatividade e dribles, são coisas que ninguém ensina. Treinam-se e desenvolve jogando.
Revendo a história dos grandes times do futebol brasileiro, é que a gente percebe como um grupo de garotos descobre outros valores na vida. Vejam bem, de jogo em jogo, de lance em lance, de gol em gol, todos vivenciam a amizade, a solidariedade e o respeito buscando a profissionalização.

O FUTEBOL É UM POEMA . 
Às vezes, metricamente perfeito. Outras tantas, propositadamente inexato. Mas nunca prosa, nem quando zero a zero. Jogar bola é declamar com os pés. Verso que acaba em gol, rima obrigatória dos craques. E, se é Dia do rima e da Poesia, a graça do futebol contagia.

O Campo de Jogar Futebol


O CAMPO DE JOGAR FUTEBOL
O campo de jogar futebol e suas extensões, passa por um tipo de anfiteatro a céu aberto, onde o gramado é muito bem trabalhado, incluindo linha lateral e a linha de fundo e o circulo central, a grande área, e a pequena área, demarcadas pela marca da cal. Um verdadeiro tapete ecológico.
O futebol tem regras próprias e princípios estabelecidos. Fatores estes a serem observados à risca como manda o figurino.
São 22 o número de jogadores que vai a campo para a realização de uma partida de futebol (sem contar o banco de reservas). Ou seja: Dois grupos de 11 jogadores. (Cada).
O jogador profissional é um patrimônio do futebol.
Cada um desses grupos é treinado e coordenado por um (técnico ou treinador). Cada time tem o seu uniforme oficial com cores mais ou menos contrastante (entre as partes) que ajudam a identificar melhor o adversário.
Usa-se camisas, de mangas curtas, e com numerais calções meias e chuteiras com uma leve exceção para o uniforme do goleiro. Momentos antes de começar o jogo, cada time (com seu técnico), nos vestiários sob os rumores da torcida já presente nas arquibancadas, aguardam o trio de arbitragem para o início do jogo. Sendo que a duração do tempo estabelecido para uma partida de futebol é de 90 minutos, o que feito em duas etapas de 45 minutos (cada) com um intervalo de 15 minutos, isto é, para analises e descanso dos jogadores.
Segundo o parecer do técnico de futebol durante o intervalo do jogo pode ocorrer a troca de jogadores para o segundo tempo do jogo
Lembrando que cabe a torcida aplaudir ou vaiar seu próprio time.E dentro deste contexto esportivo, gostaríamos de tentar passar a diante alguns aspectos e pontos de vista e esclarecer principalmente para aquelas pessoas que amam o futebol, mas que por alguma razão ainda desconhecem suas particularidades e, dizer que futebol é uma modalidade de esportiva disputada por dois times, com uma bola de couro, num campo com um ( l ) gol em cada uma das extremidades, cujo objetivo principal é fazer entrar a bola dentro do gol,  num campo retangular com o comprimento máximo de 110 m, e mínimo de 75 m, com largura máxima de 90 m, e mínima de 45 m. Onde os jogadores (exceto o goleiro), não podem tocar a bola com a mão.

.

Trio de Arbitragem


CABE AO TRIO DE ARBITRAGEM:

Proceder aos preparativos iniciais incluindo o sorteio para a escolha de campo, feita pelo capitão de um dos dois times. Trocar cumprimentos ou gentilezas, consultar o relógio, e trilar o apito para o ponta pé inicial da partida. E durante o jogo, fazer valer as regras de disciplina, (cartões) apitar faltas, optar por advertências, consultar seus auxiliares, conceder acréscimos além do tempo normal de jogo, e quando for necessário punir com o cartão amarelo minimizando com isto a violência no jogo. E em ultima análise se necessário for, aplicar o cartão vermelho expulsando de campo o jogador infrator. O Trio de arbitragem é ‘composto por um Juiz e dois auxiliares de linha (bandeirinhas).



Os cartões amarelo e vermelho são utilizados para indicar aos atletas uma determinada punição pela sua conduta dentro do jogo. No futebol, o surgimento dessa regra trouxe mais organização e estabilidade para árbitro exercer sua função. Antes disso, qualquer irregularidade de um atleta era penalizada apenas verbalmente, fato que geralmente causava inúmeras confusões.
 O idealizador dos cartões foi o ex-árbitro inglês Ken Aston (1915-2001). Na época membro do conselho de arbitragem da FIFA, ele sugeriu a entidade máxima do futebol a adoção de um instrumento de punição com linguagem universal.  Aston usou como argumento a confusão no jogo entre Inglaterra e Argentina, na Copa do Mundo de 1966, quando o jogador Antonio Rattín foi expulso, mas negou-se a sair de campo alegando não entender o que árbitro alemão Rudolf Kreitlein queria dizer.

Esquemas Tático de Jogo


ESQUEMA TÁTICO DE JOGO
No futebol, os esquemas táticos (ou formações) são as formas de um treinador escalar sua equipe dentro de campo. 
As duas posições são: goleiro (ou guarda-redes) e os jogadores de linha. Mas, com o desenrolar da história desse esporte, foram criados vários tipos de posições, e consequentemente, esquemas táticos, alguns mais ofensivos, outros mais defensivos e com diferentes formas de se tornar equilibrado (atacar e defender com a mesma eficiência).
Por exemplo, o 4-2-4 é um esquema tático usado no futebol que consiste no esquema de usar 2 laterais, 2 zagueiros, 2 Meio-campistas e 4 atacantes + o goleiro.
Foi uma revolução tática do futebol, criada pelo Brasil.
Já 4-4-2 é um esquema tático usado no futebol que consiste no esquema de usar 2 laterais, 2 zagueiros, 4 Meio-campistas e 2 atacantes + o goleiro, sendo que dois são meias de defesa, ou seja, volantes

O Gol como Estrutura


A ESTRUTURA FISICA DO GOL
O gol como estrutura, é um quadro que a bola deve transpor é este o principal objetivo do jogo. Este quadro geralmente é feito ou de madeira ou de metais composto de uma barra transversal com 7 m. de comprimento chamada travessão apoiada sobre dois postes eretos com 2.8 ms altura guarnecido por uma rede presa  pelas bordas  em forma de declive que alem de servir como referencia para constatação da feitura do elemento chamado gol, serve também para conter a forca da bola quando  esta raramente entra. Usando como retórica diríamos que a rede, nada mais nada menos é do que uma cortina realçada a vestir de gala a feitura de cada gol que acontece.


O que fazer quando a bola beija o tavessão?












As Gírias Mais Faladas no Futebol Brasileiro.


AS GÍRIAS MAIS FALADAS NO FUTEBOL BRASILEIRO 

 A gíria teve sua origem na maneira de falar de grupos marginalizados que não queriam ser entendidos por quem não pertencesse ao grupo, constituindo-se como um importante recurso de comunicação e expressividade.
Com a popularização do futebol, praticado em ruas, praças, parques ou outros espaços disponíveis, a linguagem informal do falar cotidiano do povo foi sendo incorporada cada vez mais ao esporte. 
Atualmente, a gíria e as frases feitas estão definitivamente agregadas e consagradas no futebol do País, tanto pelo povo como pela mídia. Determinadas expressões passaram a fazer parte da linguagem futebolística, ficando até difícil se referir a certos assuntos de outra maneira. 
Existem algumas diferenças regionais, porém, determinadas expressões são conhecidas e usadas no Brasil inteiro. Hoje a gíria e as frases feitas são tão comuns no futebol brasileiro que, praticamente, não conseguimos imaginá-lo sem elas.  

SENÃO VEJAMOS
Abrir o bico – cansar, diz-se do jogador que está cansado (abrindo o bico).
Abrir o placar – marcar o primeiro gol do jogo.
Açougueiro – atleta violento, desleal nas jogadas.
Acréscimo – tempo de jogo após os 45 ou 90 minutos.
Alambrado – tela de arame (aramado) que separa a torcida do campo.
Amistoso – jogo disputado fora de torneio ou campeonato que não conta ponto.
Ao apagar das luzes – nos últimos minutos da partida.
Arco – a baliza no campo de futebol.
Arrumar a casa – recompor a equipe após uma forte investida do adversário.
Artilheiro – jogador que tem o maior número de gols marcados.
Banheira – impedimento.
Bicanca – chute dado com o bico do pé.
Boca do gol- a frente da meta ou gol.
Boca do jacaré – saída dos vestiários. 
Bola na rede – gol marcado.
Bola perigosa ou venenosa- bola chutada que leva perigo ao gol.
Bola quadrada – passe mal feito ou ruim.
Cá e lá, lá e cá – jogo dinâmico, bem movimentado.
Caceteiro – jogador desleal, que faz jogada violenta no adversário.
Cafofa – chute fraco, fácil de defender.
Cai-cai ou dar o pira – simulação de contusão em vários jogadores dos mesmo time para forçar o término da partida. 
Caixa de surpresas – justificativa pela falta de lógica do futebol.
Camisa doze – torcida.
Carimbar – chutar a bola com violência contra um obstáculo dentro do campo (barreira, traves ou o corpo de um adversário).
Carimbar a rede – marcar gol.
Carrinho – tentativa de desarme, quando o jogador se atira com ambos os pés na frente, de lado ou por trás no adversário. 
Catando borboleta – quando o goleiro sai do gol numa bola alta e não consegue pegá-la.
Cartola – forma irônica e hostil de chamar os dirigentes de clubes ou instituições de futebol.
Catimba – sistema antiesportivo que tenta levar vantagem e irritar os oponentes por meio de simulações de contusão, reclamações e demora na reposição da bola em jogo, com o objetivo de tumultuar a partida ou ganhar tempo. 
Cavar um pênalti ou uma falta – simular. 
Cera – demora em repor a bola em jogo para ganhar tempo.
Chapéu – quando o jogador fica com a bola após encobrir o adversário.
Chapuletada – chute forte ou falta violenta.
Cheio de gás – jogador com muita disposição. 
Choradeira – reclamações e desculpas depois de uma derrota.
Chutaço – chute forte.
Chutão – chutão sem qualquer direção.
Chuva de gols – goleada.
Chuveiro ou chuveirinho – bola alta lançada para o interior da grande área adversária.
Cobra – craque, bom jogador.
Corpo mole – falta de empenho
Casa-cheia-- estádio completamente lotado. 
Dar de bandeja – presentear; passe feito na medida certa.
Descer a lenha – ser violento.
Devolver quadrada – devolver muito mal a bola.
Entortar – realizar um drible espetacular.
Encurralar-- não deixar o adversário transpor o meio do campo
Esticar a rede – marcar gol.
Fechar o gol – quando o goleiro faz inúmeras defesas evitando ou reduzindo o número de gols sofridos.
Fominha – jogador individualista que quer decidir tudo sozinho, mesmo tendo algum companheiro em melhores condições de jogo. 
Frango – gol sofrido por falha ou inabilidade do goleiro.
Garantir o bicho – garantir um resultado favorável para o time.
Gaveteiro – juiz ou jogador que aceita suborno.
Gol relâmpago – gol muito rápido feito nos primeiros segundos de jogo.
Gol chorado – gol difícil de ser marcado.  
Jogo embolado – confuso, sem definição tática.
Jogo aberto – partida jogada de maneira ofensiva.
Jogo fechado – partida jogada defensivamente.
Jogar na retranca – idem.
Lanterninha – time situado na última posição em um torneio ou campeonato.
Linha burra – avanço intencional da defesa para provocar o impedimento do adversário.
Marca da cal – marca do pênalti.
Mata-mata – torneio onde é eliminado o time que perde no confronto direto.
Morrinho (artilheiro) – saliência do gramado que modifica a trajetória da bola, enganando o goleiro.
Morte súbita – primeiro gol marcado na prorrogação e que define o vencedor do jogo.
Muralha – barreira. A palavra é usada também para uma defesa compacta ou um bom goleiro.
Na gaveta – gol que a bola entra na junção das traves verticais com o travessão.
Nas nuvens – bola muito alta chutada em direção ao gol.
Onde dorme a coruja – gol no ângulo entre a trave e o travessão.
Parede – barreira.
Passe com açúcar – lançamento da bola de um jogador para outro com precisão. 
Peneira – Time com a defesa fragilizada..
Sair do jejum – marcar gol depois de muito tempo sem fazê-lo.
Segurar o jogo – coibir a indisciplina.
Tapete-verde – gramado.
Tijolada ou tijolo – chute forte.
Tranco – empurrão que o jogador aplica no adversário para tomar-lhe a bola. 
Travessão – trave que limita a parte superior da meta ou gol.
Trivela – chute com efeito dado com a parte da frente externa do pé.
Última volta do ponteiro – expressão usada por locutores quando a partida entra no último minuto.
Valorizar a posse da bola – segurar a bola para fazer o tempo passar, num resultado positivo.
Zebra – resultado positivo para uma equipe que consegue vencer um adversário mais forte.
Zona de perigo – área do gol. (Ente outras).

OBS.
Você pode conferir melhor esta relação de gírias, a partir de cada postagem exibida no contexto desse bloog. 
FONTES CONSULTADAS: HOUAISS, Antonio; VILLAR, Mauro de Salles; FRANCO, Francisco Manoel de Mello. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009

Apresentação

Benvindos ao Blog: O FUTEBOL ARTE; UMA PAIXÃO NACIONAL Eu tenho por certo que a maioria das pessoas – ou talvez todas – ja ouviram ...